Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

Biblioteca / voltar

Roda de Núcleos

Biblioteca/Artigos/Formação de Professores
22 de Abril

São Paulo, 31 de janeiro de 2012.

O que são as rodas de núcleos?

Há pelo menos 2 anos em uma conversa informal com Bianca ela me disse que retomava em roda com seus alunos conteúdos vividos nos núcleos coletivos para o parque. Foi algo que me pareceu muito interessante e jamais me esqueci daquela conversa.

Ao retomar conteúdos vividos nos núcleos Bianca e Maricélia sua parceira da época, garantiam que no momento da roda de forma mais sistematizada todos os seus alunos poderiam conhecer melhor e portanto se apropriar (aprender) a riqueza das propostas dos núcleos coletivos para o parque.

Se uma criança na hora do parque só gosta de rodar pneus e brincar na areia dificilmente vai construir um repertório de brincadeiras, dificilmente vai conhecer as propostas de massagem que oferecemos. Como escolher algo, ou optar por algo que não conhecemos?

Nossas crianças são muito pequenas, o mundo que oferecemos precisa ser apresentado a elas e com uma profundidade que só o convívio pode garantir, portanto a retomada do que é vivido nos núcleos coletivos para o parque no formato de roda de núcleos é muito bem vinda.

Talvez muitas de vocês, como a Bianca me contou um dia, já realizem esta prática, melhor ainda se assim for! O que notamos ao longo do ano passado é que algumas duplas de professoras simplesmente não sabiam o que fazer no momento da roda e sentiam muito perdidas, agora, com este norte, talvez fique mais simples.

Poderíamos dividir nossa rotina da seguinte forma:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

conversa

artes

história, poesias, travalínguas, adivinhas etc...

brincadeiras

corpo

 

Ou assim:

 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

conversa e leitura

brincadeiras e corpo

brincadeira e leitura de história

leitura e corpo

brincadeira e artes

 

E outra combinações de rotina que vocês possam sugerir...

Vera Christina Figueiredo
Formação de Professores

Acompanhe

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar