Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

Biblioteca / voltar

Elementos da cultura tradicional da Infância ganha status científico nas práticas pedagógicas

Biblioteca/Notícias/Pedagogia
15 de Maio
A tese de mestrado da Prof. Rosemeire Laviano,
“Cantando e brincando com a linguagem oral – Recursos para o trabalho com crianças na primeira infância”foi defendida no dia 24 de abril de 2015 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Os professores doutores  presentes na banca, foram bastante elogiosos ao trabalho de nossa parceira, incentivando a divulgação de seu trabalho entre profissionais carentes destas informações (fonodiólogos, psicólogos, médicos pediatras), além do próprio círculo da educação, evidentemente.
Seu trabalho busca validar o uso de elementos da cultura tradicional da infância, sobretudo os brinquedos cantados e as histórias como contribuintes para as aprendizagens de caráter oral por parte das crianças. 
Ficamos felizes em poder participar de um trabalho tão relevante. As imagens em vídeo que ilustram a tese da educadora junto às crianças foram captadas no CEI Manoel Bispo dos Santos e gentilmente cedidas pelo Grão da Vida, com a devida autorização dos pais.
Desde do século XVIII, no ocidente, inúmeros educadores identificados com este tipo de trabalho, de forma intuitiva afirmaram o quanto as brincadeiras da tradição podem realmente promover muitas aprendizagens significativas por parte das crianças, porém não tínhamos notícia da descrição científica destes fatos. 
Esperamos poder contribuir com a divulgação dos dados de sua pesquisa. Nossa escola e as práticas que desenvolvemos são um exemplo vivo do que a professora busca evidenciar em sua tese. 
Parabéns Rose ! Estamos juntos !
 
Grão da Vida

Pedagogia

Acompanhe

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar