Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Biblioteca / voltar

Grão da Vida participa do “Encontro Internacional ABORDAGEM PIKLER”

Biblioteca/Notícias/Educação Infantil
31 de Agosto

           Os estudos da médica pediatra húngara Emmi Pikler é reconhecido no mundo todo como uma das principais referências no trabalho com crianças de 0 a 3 anos de idade. Nós do Projeto Grão da Vida acreditamos ser fundamental a contínua Formação para melhor atender as crianças de nossa comunidade educativa, que com o passar dos anos foi ficando cada vez mais “jovem”. 
Hoje o CEI Manoel Bispo dos Santos é um “grande berçário”, como costumamos dizer.

           Em entrevista¹ para o site “Tempo de Creche", Suzana Soares diz: “ Há dois aspectos fundamentais na Abordagem Pikler-Lóczy. Um deles é a valorização do vínculo entre bebê e educadora (ou mãe) e o outro é o brincar livre. Depois de ser nutrido emocionalmente com uma interação profunda, o bebê fica em um local confortável e seguro, no chão sobre madeira ou tecidos, junto com outros bebês, para que se relacione com eles e com objetos lúdicos e pesquise, por ele mesmo, as maneiras possíveis de movimentação. Os educadores observam e atuam quando necessário. ”
        No que diz respeito ao Projeto Grão da Vida, o brincar livre é praticado por nós desde a reestruturação do Projeto em 2006,  assim como o vínculo educadora-bebê também.

O estudo das contribuições de Emmi Pikler vem aprofundar um caminho que nós já percorríamos e nos identificávamos.

 

 

 

    

¹Entrevista Completa em: http://www.tempodecreche.com.br/palavra-de-especialista/educacao-dos-0-aos-3-anos-contribuicoes-de-emmi-pikler/    

Vera Christina Figueiredo
Educação Infantil

Acompanhe

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar