Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

Biblioteca

Parque e Pomar

Biblioteca/Artigos/Educação Infantil
17 de Setembro
Parque e Pomar
Este ano algumas educadoras se lançaram a escrever um pouco mais sobre as experiências vividas em nossas escolas, várias produziram textos a respeito de nosso cotidiano. O valor destas produções esta no fato de serem realizadas sob a ótica de quem vive intensamente ao lado das crianças. [leia mais]

Televisão na Escola

Biblioteca/Artigos/Formação de Professores
13 de Setembro
   Televisão na Escola
O que é uma Escola? Fico sempre pensando... que lugar é este? As pessoas acordam cinco, seis horas da manhã e trazem as crianças pra Escola. Cem famílias, duzentas mil e muito mais! O Brasil inteiro vai pra Escola de manhã! Quase, não temos Escola para todos! E alguns, não levam seus filhos para a Escola... [leia mais]

Roda de Núcleos

Biblioteca/Artigos/Formação de Professores
22 de Abril
Roda de Núcleos
Este artigo ilustra um pouco nossa maneira de trabalhar, como o conhecimento vai sendo construído dentro da escola a partir de nossa experiência e de como ele é utilizado dentro do projeto. [leia mais]

Sobre nossa escola

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
01 de Novembro
Sobre nossa escola
Quando chegamos à escola, no início de 2006, era comum ouvir as professoras contarem “casos” de crianças com problemas de relacionamento e disciplina. Um dos relatos mais marcantaes refere-se a “Caio”, um menino de 6 anos, que em um, dos muitos “ataques que teve na escola”, chegou a destruir a sala da coordenadora porque desejava ir embora para sua casa e não podia. Ou mesmo de um grupo de crianças que decidiram jogar pedras nas educadoras que ousassem se aproximar, para retirá-las de perto da horta da escola.

O fato é que o cotidiano na instituição era altamente sistematizado sob a forma de planejamentos, que encadeavam atividades formais de aprendizagem, na maior parte do período escolar. A maioria destas atividades se davam dentro de sala de aula, e o tempo no parque costumava ser de 35 min a 40 min. [leia mais]

Dez minutos do Balanço

Biblioteca/Artigos/Educação Infantil
12 de Outubro
Naquele momento deitada no balanço, desfrutando o ar gostoso, sentindo o cheiro do mato, da grama recém cortada, cheiro de infância. Despertou-me um interesse por aqueles brinquedos que estavam diante de mim, ao qual, temos nos ocupado há alguns dias. Fizemos até um documento em busca de solução para eles. Coitados. Documento este que foi até encaminhado para DRE (Diretoria Regional de Educação), solicitando a remoção ou substituição dos brinquedos. Levantei, olhei-os parados, o parque vazio. Pensei: “Porque não os queremos aqui?” Decide então, convidar as educadoras a experimentar junto às crianças aquela sensação gostosa que eu sentia naquele momento, naquele lugar. [leia mais]

 

Temas

Links relacionados

Novidades

Cadastre-se, receba novidades do Grão da Vida e seja bem vindo!

Enviar

Acompanhe

Youtube

Acompanhe nossas atividades no nosso canal do youtube: Grão da Vida

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar