Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Biblioteca

Conversa com Nataly

Biblioteca/Artigos/Ética
14 de Outubro
Conversa com Nataly
Nataly é uma educadora muito próxima das crianças. É comum vê-la sentada no chão brincando ou propondo algo, as crianças adoram!

Nataly me procurou porque estava com dificuldades na adaptação de Rafaela. Dizia que Rafaela não gostava de ficar com ela e que no momento do sono, não queria dormir, nem ficar em sala, fazendo sempre o maior escândalo. Nataly estava realmente preocupada e angustiada, buscando uma orientação sobre o que fazer. E nossa conversa foi a seguinte:

Teca: O que você acha que está acontecendo?
Nataly: Eu acho que eu peguei meio pesado com a Rafaela.
Teca: Como foi isso?
Nataly: Ah! Eu acho que eu não tive muita paciência em alguns momentos, talvez ficasse exigindo coisas demais,e agora ela nem quer ser trocada por mim, nem olha na minha cara no momento da troca. [leia mais]

Nataly e Rafaela, o retorno

Biblioteca/Artigos/Ética
14 de Outubro
Nataly e Rafaela, o retorno
Rafaela já está há três semanas frequentando a creche, mesmo com um afastamento por conta de uma diarréia, se adaptou a rotina. Na parte da manhã passou a brincar muito, participando das diversas atividades oferecidas, na hora do almoço, costuma comer muito bem, porém, quando é chegada a hora de dormir, fica muito brava, costuma abrir o maior berreiro, não deixando que suas educadoras se aproximem. As educadoras tem tentado diversas estratégias para acalmá-la, sabendo que costuma dormir no peio da mãe. [leia mais]

Observação e Atuação

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
04 de Agosto
Observação e Atuação
Comecei o dia na sala do B2, entrei por volta das 8:30h, as crianças estavam guardando os brinquedos e as educadoras se organizando para fazer a roda. Na roda mostraram uma harpa para às crianças, e disseram que cada um teria sua vez para tocar. O instrumento foi passando de mão em mão, de forma tranquila. Depois disseram que seria a vez da gaita, e começaram a passar.

Algumas crianças, quando estava mais ou menos na metade do número de crianças, algumas começaram a se agitar: Juan, Vinícius, Giovanna, Giovanne e Bernardinho... as educadoras e eu chamamos a atenção das crianças para que a roda continuasse, e eu fiquei pensando se esta seria a atitude mais adequada, já que eles estavam sinalizando o enfado com a atividade proposta, mesmo assim a atividade continuou e depois da gaita a Jacira quis oferecer outro objeto para ir passando de mão e mão, um cachorro feito de garrafa pet e bolinhas de isopor, quando as crianças assopram as bolinhas voam, o brinquedo é bem interessante e as crianças gostaram muito dele. [leia mais]

Dias de chuva

Biblioteca/Artigos/Educação Infantil
08 de Outubro
Dias de chuva
Recentemente tivemos a experiência de viver dias seguidos de chuva aqui na escola, passamos quase toda a semana trancafiados, sem poder sair! As crianças naquela agitação tremenda, as educadoras exauridas e eu preocupada, angustiada, com esta situação tão desfavorável para o trabalho. Foi por isso que fiquei pensando, e no dia seguinte deste assomado de atribulações pensei, sem nem pensar! E que tal se não acordassemos as crianças?

E neste dia, não acordamos as crianças, foram elas que paulatinamente foram, abrindo os olhos, se levantando, no meio daquele frio e dia escuro. Os da Samanta, nem quiseram sair da sala, ficaram vendo filme. A Judite e Adriana armaram uma pista de carros que percorria as duas salas, deixando as crianças bem a vontade e com espaço para correr, além de outras atividades propostas. [leia mais]

Projeto Pedagógico

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
29 de Janeiro
Projeto Pedagógico
Existem muitas possibilidades de trabalho para a realização de um Projeto Pedagógico. Acreditamos ser útil determinar as bases de nossa atuação. Afinal, o que estamos fazendo? E por que estamos fazendo desta forma?

Ao longo destes três anos de trabalho, podemos dizer que nossa atuação possui três fontes de inspiração: nossa própria experiência, alguns elementos da pedagogia construtivista, sistematizada pelos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, e parte do ideário da Escola Renovada. [leia mais]

 

Temas

Links relacionados

Novidades

Cadastre-se, receba novidades do Grão da Vida e seja bem vindo!

Enviar

Acompanhe

Youtube

Acompanhe nossas atividades no nosso canal do youtube: Grão da Vida

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar