Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Biblioteca

Elementos da cultura tradicional da Infância ganha status científico nas práticas pedagógicas

Biblioteca/Notícias/Pedagogia
15 de Maio
Elementos da cultura tradicional da Infância ganha status científico nas práticas pedagógicas
A tese de mestrado da Prof. Rosemeire Laviano,
“Cantando e Brincando com a linguagem oral – Recursos para o trabalho com crianças na primeira infância”
foi defendida no dia 24 de abril de 2015 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. [leia mais]

Sobre nossa escola

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
01 de Novembro
Sobre nossa escola
Quando chegamos à escola, no início de 2006, era comum ouvir as professoras contarem “casos” de crianças com problemas de relacionamento e disciplina. Um dos relatos mais marcantaes refere-se a “Caio”, um menino de 6 anos, que em um, dos muitos “ataques que teve na escola”, chegou a destruir a sala da coordenadora porque desejava ir embora para sua casa e não podia. Ou mesmo de um grupo de crianças que decidiram jogar pedras nas educadoras que ousassem se aproximar, para retirá-las de perto da horta da escola.

O fato é que o cotidiano na instituição era altamente sistematizado sob a forma de planejamentos, que encadeavam atividades formais de aprendizagem, na maior parte do período escolar. A maioria destas atividades se davam dentro de sala de aula, e o tempo no parque costumava ser de 35 min a 40 min. [leia mais]

Curso: Infância Vivenciada

Biblioteca/Notícias/Pedagogia
14 de Outubro
Curso: Infância Vivenciada
Já é o segundo ano que cedemos o espaço para o curso “Infância Vivenciada”. Um curso de Formação de Educadores de muita qualidade e um verdadeiro sucesso! Mais de quarenta educadores inscritos. O curso tem como um dos principais parceiros a Aliança pela infância. As formadoras tem larga experiência em educação infantil e a orientação do trabalho advém da pedagogia Waldorf. Quem está fazendo o curso comenta: [leia mais]

Observação e Atuação

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
04 de Agosto
Observação e Atuação
Comecei o dia na sala do B2, entrei por volta das 8:30h, as crianças estavam guardando os brinquedos e as educadoras se organizando para fazer a roda. Na roda mostraram uma harpa para às crianças, e disseram que cada um teria sua vez para tocar. O instrumento foi passando de mão em mão, de forma tranquila. Depois disseram que seria a vez da gaita, e começaram a passar.

Algumas crianças, quando estava mais ou menos na metade do número de crianças, algumas começaram a se agitar: Juan, Vinícius, Giovanna, Giovanne e Bernardinho... as educadoras e eu chamamos a atenção das crianças para que a roda continuasse, e eu fiquei pensando se esta seria a atitude mais adequada, já que eles estavam sinalizando o enfado com a atividade proposta, mesmo assim a atividade continuou e depois da gaita a Jacira quis oferecer outro objeto para ir passando de mão e mão, um cachorro feito de garrafa pet e bolinhas de isopor, quando as crianças assopram as bolinhas voam, o brinquedo é bem interessante e as crianças gostaram muito dele. [leia mais]

Projeto Pedagógico

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
29 de Janeiro
Projeto Pedagógico
Existem muitas possibilidades de trabalho para a realização de um Projeto Pedagógico. Acreditamos ser útil determinar as bases de nossa atuação. Afinal, o que estamos fazendo? E por que estamos fazendo desta forma?

Ao longo destes três anos de trabalho, podemos dizer que nossa atuação possui três fontes de inspiração: nossa própria experiência, alguns elementos da pedagogia construtivista, sistematizada pelos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, e parte do ideário da Escola Renovada. [leia mais]

 

Temas

Links relacionados

Novidades

Cadastre-se, receba novidades do Grão da Vida e seja bem vindo!

Enviar

Acompanhe

Youtube

Acompanhe nossas atividades no nosso canal do youtube: Grão da Vida

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar