Sobre nossa escola

“Na instituição de educação infantil, pode-se oferecer às crianças condições para as aprendizagens que ocorrem nas brincadeiras e aquelas advindas de situações pedagógicas intencionais ou aprendizagens orientadas pelos adultos... Saiba Mais

Na creche, o que fazer na hora do choro?

Pode não parecer, mas a vida de uma criança até 3 anos tem uma porção de desafios e uma boa dose de estresse! Sem contar com a fala bem desenvolvida, os pequenos não têm muitas opções além das lágrimas, que podem acompanhar chorinhos sofridos ou mesmo choradeiras de assustar a vizinhança... Saiba Mais

Transforme sua compra em Doação

Grão da Vida fecha parceria com O Polen, uma plataforma que transforma sua compra em doação. Saiba Mais

Projeto Pedagógico

Este documento visa aprofundar algumas concepções e formas de organização presentes nos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, situar algumas propostas e descartar outras... Saiba Mais

XI Congresso SOBEI

Grão da Vida tem participação brilhante em Congresso da SOBEI... Saiba Mais

Biblioteca

Elementos da cultura tradicional da Infância ganha status científico nas práticas pedagógicas

Biblioteca/Notícias/Pedagogia
15 de Maio
Elementos da cultura tradicional da Infância ganha status científico nas práticas pedagógicas
A tese de mestrado da Prof. Rosemeire Laviano,
“Cantando e Brincando com a linguagem oral – Recursos para o trabalho com crianças na primeira infância”
foi defendida no dia 24 de abril de 2015 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. [leia mais]

Sobre nossa escola

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
01 de Novembro
Sobre nossa escola
Quando chegamos à escola, no início de 2006, era comum ouvir as professoras contarem “casos” de crianças com problemas de relacionamento e disciplina. Um dos relatos mais marcantaes refere-se a “Caio”, um menino de 6 anos, que em um, dos muitos “ataques que teve na escola”, chegou a destruir a sala da coordenadora porque desejava ir embora para sua casa e não podia. Ou mesmo de um grupo de crianças que decidiram jogar pedras nas educadoras que ousassem se aproximar, para retirá-las de perto da horta da escola.

O fato é que o cotidiano na instituição era altamente sistematizado sob a forma de planejamentos, que encadeavam atividades formais de aprendizagem, na maior parte do período escolar. A maioria destas atividades se davam dentro de sala de aula, e o tempo no parque costumava ser de 35 min a 40 min. [leia mais]

Curso: Infância Vivenciada

Biblioteca/Notícias/Pedagogia
14 de Outubro
Curso: Infância Vivenciada
Já é o segundo ano que cedemos o espaço para o curso “Infância Vivenciada”. Um curso de Formação de Educadores de muita qualidade e um verdadeiro sucesso! Mais de quarenta educadores inscritos. O curso tem como um dos principais parceiros a Aliança pela infância. As formadoras tem larga experiência em educação infantil e a orientação do trabalho advém da pedagogia Waldorf. Quem está fazendo o curso comenta: [leia mais]

Observação e Atuação

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
04 de Agosto
Observação e Atuação
Comecei o dia na sala do B2, entrei por volta das 8:30h, as crianças estavam guardando os brinquedos e as educadoras se organizando para fazer a roda. Na roda mostraram uma harpa para às crianças, e disseram que cada um teria sua vez para tocar. O instrumento foi passando de mão em mão, de forma tranquila. Depois disseram que seria a vez da gaita, e começaram a passar.

Algumas crianças, quando estava mais ou menos na metade do número de crianças, algumas começaram a se agitar: Juan, Vinícius, Giovanna, Giovanne e Bernardinho... as educadoras e eu chamamos a atenção das crianças para que a roda continuasse, e eu fiquei pensando se esta seria a atitude mais adequada, já que eles estavam sinalizando o enfado com a atividade proposta, mesmo assim a atividade continuou e depois da gaita a Jacira quis oferecer outro objeto para ir passando de mão e mão, um cachorro feito de garrafa pet e bolinhas de isopor, quando as crianças assopram as bolinhas voam, o brinquedo é bem interessante e as crianças gostaram muito dele. [leia mais]

Projeto Pedagógico

Biblioteca/Artigos/Pedagogia
29 de Janeiro
Projeto Pedagógico
Existem muitas possibilidades de trabalho para a realização de um Projeto Pedagógico. Acreditamos ser útil determinar as bases de nossa atuação. Afinal, o que estamos fazendo? E por que estamos fazendo desta forma?

Ao longo destes três anos de trabalho, podemos dizer que nossa atuação possui três fontes de inspiração: nossa própria experiência, alguns elementos da pedagogia construtivista, sistematizada pelos Referenciais Nacionais de Educação Infantil, e parte do ideário da Escola Renovada. [leia mais]

 

Temas

Links relacionados

Novidades

Cadastre-se, receba novidades do Grão da Vida e seja bem vindo!

Enviar

Acompanhe

Youtube

Acompanhe nossas atividades no nosso canal do youtube: Grão da Vida

Indique

Indique e compartilhe o site do Grão da Vida:


Destinatários:

Enviar